Como economizar em lojas físicas com o Menor Preço Brasil

Antes, um aviso: o aplicativo deste post está disponível apenas para os estados do Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Se você não está em um deles, ele não será muito útil. 

Pesquisar preços para fazer compras pela internet é relativamente fácil. Existem sites específicos de comparação e até o Google funciona para isso quando você busca o nome de um produto. Mas como fica a pesquisa do preço do arroz ou do café nos mercadinhos daí? Ou talvez você precise de… um travesseiro, por exemplo, mas prefere ir lá comprar pessoalmente do que esperar aquele prazo para o e-commerce deixar você retirar o produto na loja.

É aí que entra o aplicativo Menor Preço Brasil, disponível para Android e iOS. Ele permite que você pesquise preços de produtos tendo, como base, as notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos. Ou seja, buscando direitinho, dá pra comparar os preços de praticamente qualquer produto comprado em uma loja física.

Mão segura celular exibindo tela inicial do Menor Preço Brasil. A tela exibe o logotipo do aplicativo e um botão "Entrar com Gov.br".
Uso do Menor Preço Brasil exige login com conta gov.br. Mas o nível bronze já é suficiente, não precisa ser prata ou ouro.

O serviço é integrado ao Login Cidadão do Governo do Rio Grande do Sul, que é responsável pelo aplicativo. É por isso que ele pede, logo ao ser iniciado, que você faça o login na conta gov.br, aquela mesma do Imposto de Renda, da carteira de motorista digital e de alguns outros serviços. Mas o que ele vai pegar do seu perfil é basicamente seu nome, número de celular, email e foto, nada além disso.

Logo no início o app já mostra atalhos para você buscar por itens de prevenção à Covid-19, como máscaras e testes, e também preços de combustíveis. Além destes atalhos, também existem opções para buscar os produtos por nome ou por código de barras, opção que agiliza a pesquisa se você já tiver uma embalagem do que está acabando aí em casa.

O aplicativo, no seu primeiro uso, pede autorização para acessar a sua localização, permitindo que você encontre os preços mais próximos perto de você. Prefere não compartilhar? Tudo bem, também é possível selecionar manualmente o local onde quer buscar.

Celular exibindo tela de busca do Clique e Retire. Cafés de 500g com preços entre R$ 11,68 e R$ 15,89 são apresentados como resultados.
O café tá caro, né?

Feita a busca, o Menor Preço Brasil mostra pra você o que encontrou, do mais barato para o mais caro, mostrando inclusive a sua distância até aquela loja e há quanto tempo uma compra foi feita por aquele preço. Isso é importante porque este valor pode mudar com o tempo, então quanto mais recente for a compra, é mais provável que o preço mostrado ainda seja o que está valendo.

Ao tocar sobre algum item, você vê o endereço onde aquele preço está sendo praticado e encontra opções para ver o histórico daquele produto, compartilhar com os seus contatos e até um atalho para ver as rotas até a loja com aplicativos como o Google Maps e Moovit. Sim, bastante conveniente.

Mão segura celular exibindo um produto específico como resultado da busca no Menor Preço Brasil. É exibido nome do produto, distância do local, preço, nome do estabelecimento, endereço completo, telefone, data e hora de processamento da nota fiscal e os botões Ligar, Navegar, Histórico e Compartilhar.
Tem até como ligar para o estabelecimento e confirmar o preço.

E se você não encontrar um produto? É possível também estender a busca para compras feitas há 7 dias e num raio de até 30km do seu local. Outra opção disponível no aplicativo é possível alterar a ordem dos preços e dar preferência, por exemplo, para lojas que estejam mais perto de você.

Gostou? Então só fique atento a algumas dicas importantes ao usar o aplicativo:

  • Nem todos os estabelecimentos inserem o código de barras na nota fiscal. Portanto, mesmo que você faça a busca dessa maneira, é possível que procurar o nome do produto possa te trazer mais alguns resultados.
  • Além disso, por questões técnicas algumas lojas podem abreviar o nome dos itens na nota. Assim, tente também buscar pelas abreviaturas, para ter certeza que está fazendo uma pesquisa mais abrangente.
  • Por fim, um lembrete: o Menor Preço Brasil serve de referência para a sua pesquisa, e o estabelecimento não é obrigado a praticar o preço que aparece no aplicativo, que pode até ser de alguma promoção temporária. Se possível, vale a pena entrar em contato com o lugar pra ver se aquele valor ainda está valendo.

Aproveite essa dica e não deixe de economizar também naquela hora em que for dar uma saidinha pra comprar alguma coisa. E se for avisar que já volta, não deixe de voltar logo!


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com