Clique e retire: receba as compras feitas pela internet fora de casa

Comprar pela internet é uma maravilha. Pesquisando bem entre lojas confiáveis, dá pra conseguir um cupom aqui, um cashback ali e pagar um bom preço pelo que você quer. O problema é que nem sempre a gente consegue ter alguém disponível em casa o tempo todo pra receber as encomendas que chegam.

É aí que entram as soluções de clique e retire, onde o produto fica à sua disposição para ser retirado em uma loja, agência ou mesmo em um locker, onde você faz tudo sozinho. Conheça algumas dessas possibilidades que vão facilitar a sua vida e fazer com que as suas comprinhas cheguem até você mesmo quando precisar sair pra trabalhar ou qualquer outra coisa.

O clique e retire da própria loja…

À esquerda, em destaque na imagem, um locker preto com compartimentos para a retirada de compras feitas pela internet. Nele, está a inscrição "Compre online, retire aqui. Riachuelo.com.br". À direita, mais ao fundo do ambiente, o restante da loja.
A Riachuelo é uma dos e-commerces que já oferece a retirada das compras feitas online / Foto: Divulgação

Sim, boa parte dos e-commerces que tem lojas físicas aproveita essa presença para que o cliente possa ir num desses locais e retirar as suas encomendas. Afinal, não querem perder a oportunidade de você ir lá e quem sabe encontrar mais uma coisinha pra comprar. Por isso, além de não ter custos adicionais, é comum que as lojas ofereçam descontos ou até nem cobrem pelo frete quando o comprador opta por esta modalidade de entrega.

As lojas podem nomear o recurso com diferentes nomes, como Clique e Retire, Retire na Loja ou Retira Fácil, mas o procedimento costuma ser o mesmo: você escolhe a opção na hora em que faz a compra pelo site ou aplicativo, confirma o local onde o produto deve ser entregue, aguarda chegar a notificação que a encomenda está disponível, e depois é só ir lá e pegar.

Escolhendo esta possibilidade de retirada, é importante verificar alguns detalhes específicos de cada e-commerce, como o prazo em que a encomenda ficará disponível e os procedimentos para a retirada de encomendas por terceiros, caso você não possa comparecer.

…o que os Correios oferecem…

Os lockers são uma das opções que os Correios disponibilizam para retirada de encomendas / Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os Correios disponibilizam soluções muito convenientes, cuja maior restrição é só receberem as encomendas enviadas pelos serviços da própria empresa, recusando qualquer tentativa de entrega por outra transportadora. Se você confirmou que a sua encomenda vem mesmo pelos Correios, pode optar pela retirada em lockers ou em uma das mais de 6 mil agências disponíveis pelo país. Em qualquer uma das modalidades, a grande vantagem que a retirada não gera qualquer custo adicional além do frete que você já paga.

Inserir o CPF no complemento é fundamental para o locker receber a sua encomenda.

Para usar os lockers, que no momento estão disponíveis apenas no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, primeiramente é necessário fazer um cadastro no aplicativo dos Correios, disponível para iOS e Android. Depois, procure pelo locker que mais se adequa à sua rotina nesta página. Eles estão disponíveis em locais como shoppings, estações de transportes públicos e nas próprias agências (mas com o benefício de fugir da fila). Anote o CEP do locker escolhido e use no momento em que for fazer a sua compra. Também é fundamental que você insira o seu CPF ou CNPJ como complemento do endereço, para que possam associar a encomenda ao seu cadastro.

Feito isso, assim que a sua encomenda chegar, você deve receber uma notificação pelo aplicativo, por SMS e por email avisando que a encomenda já pode ser retirada. Nesta modalidade, vale ter atenção ao prazo para a retirada, que é informado junto com a notificação, e às dimensões máximas que podem ser recebidas nos lockers: 47cm de comprimento, 31cm de largura e 27cm de altura.

No ambiente é o balcão de atendimento de uma agência dos Correios, a atendente e o cliente seguram simultaneamente a encomenda, para que possa ser enviada ou retirada.
A retirada em uma agência também é uma opção para encomendas enviadas pelos Correios / Foto: Divulgação/Correios
O endereçamento correto da agência é fundamental para retirar a sua encomenda nela.

Já para a retirada em agências você deve usar o CEP correspondente a cada posto de atendimento, que pode ser encontrado no sistema de busca disponibilizado pelos Correios. Use este CEP no endereçamento da sua compra, que também deve incluir o nome do destinatário, a expressão “Clique e Retire”, o nome da agência de destino e o município/UF.

Apesar do serviço prever que você receba um SMS quando a encomenda estiver disponível para retirada, isso depende que o remetente insira o seu número no sistema dos Correios. Como nem sempre é possível garantir isso, recomendo que acompanhe o rastreamento por meio de algum aplicativo, que pode ser o dos próprios Correios ou algum outro como o Muambator ou o Parcel, por exemplo.

Após a encomenda chegar na agência você terá sete dias corridos para efetuar a retirada. Para pegar, basta levar o código de rastreamento do objeto e um documento de identificação com foto. Caso não consiga pegar, também é possível autorizar que outra pessoa retire, preenchendo uma autorização específica. Neste caso, além da autorização, quem for pegar também deve levar um documento com foto e uma cópia do documento do destinatário.

… e o Clique Retire (é sem o “e” no meio mesmo)

Mulher interage com a tela de um armário do Clique Retire.
Estações de trem e metrô podem ser pontos de retirada do Clique Retire / Foto: Divulgação/Clique Retire

As soluções dos Correios são boas, mas como as lojas estão usando transportadoras cada vez mais variadas (e geralmente não avisam qual vai entregar o pedido), nem sempre as agências e lockers da estatal poderão receber a sua compra. Neste caso, uma solução interessante pode ser o Clique Retire.

Aqui, no Rio de Janeiro, os lockers (que o serviço chama de e-Boxes) estão em todas as estações de metrô e nas estações de trem com maior movimento, então é provável que o seu caminho pra ir e vir do trabalho ou da faculdade passe por um deles. Além destes pontos de transporte, os armários também estão disponíveis em shoppings e postos de gasolina. Ah, o Clique e Retire também está disponível em São Paulo, mas infelizmente ainda não se expandiu além destas regiões.

Entretanto, por ser um serviço independente e privado, você deve pagar para usá-lo, além do valor do frete que já é cobrado pelas lojas. O plano mensal fica por R$ 19,90 e o anual por R$ 149,90, sendo que ambos permitem retiradas ilimitadas durante a vigência da assinatura. Só é importante ficar de olho no prazo de retirada, que é de até 72 horas após o produto ser disponibilizado. Por isso, antes de assinar o serviço vale a pena dar uma olhadinha no mapa de e-Boxes, pra ver se algum deles está no caminho da sua rotina diária.

Quando a sua assinatura estiver confirmada você recebe um endereço que inclui um código único referente à sua conta. É fundamental que você inclua, além do seu nome, este código, para que possam saber que a sua encomenda é sua mesmo e possam fazer o redirecionamento ao locker que você escolheu. E, caso a sua rotina mude, também é possível alterar o locker associado à sua conta, sem qualquer custo além do que você já paga na assinatura.

E essas são só algumas das opções disponíveis. Se você não consegue receber as encomendas na sua casa, verifique sempre se a loja não oferece uma alternativa. Cada vez mais gente vive assim, e o e-commerce que não oferece um clique e retire para o seu cliente só vai perder venda atrás de venda.


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