Ei, me deixa ligar pro banco!

Pense aí em algo chato. É bem possível que ligar para o seu banco precisando resolver algum problema seja mais chato que isso. Você passa por inúmeras opções com um atendente eletrônico, digita trocentas teclas e, se não estiver num dia de sorte, a ligação cai e tudo que conseguiu foi perder tempo.

É por isso que fazer uma ligação pro Banco Pan para antecipar as parcelas de uma compra que fiz no cartão foi a última opção depois de tentar fazer isso no aplicativo, no site e até no WhatsApp. Então vou lá, digito o número do telefone, aperto para ligar e… ligação encerrada? O aplicativo do banco abriu magicamente assim mesmo?

Não dá pra ouvir, mas quando o aplicativo abre, uma voz até te convida a olhar pra tela do telefone.

Sim, também achei esquisito. Foi aí que conheci como funciona o DialMyApp, descrito por Flávia Nassif, a CEO da companhia no Brasil, como “uma solução omnichannel que estimula o usuário a explorar o aplicativo das empresas, além de ser um importante ativador, estimulante para a transformação digital”. Palavras bonitas para empresas que querem dispensar seus call centers.

E parece que o negócio é um sucesso, viu? Nassif afirma que “a média Brasil de engajamento em nossos menus é de 58.6%, com clientes alcançando mais de 90%”. Outros números também impressionam, como o fato da empresa ter encerrado 2020 com 133 milhões de dispositivos habilitados, só no Brasil. Há, portanto, uma probabilidade não muito pequena do seu smartphone ter o DialMyApp habilitado.

Isso acontece porque ele opera com base em uma “comunidade B2B” entre os aplicativos de seus clientes. Vou exemplificar com meu caso: apesar de eu ter o aplicativo do Banco Pan instalado no meu celular, quem estava interceptando as ligações não era ele, mas sim o Técnico Virtual da Oi, que funciona como um autoatendimento para resolver alguns problemas com os produtos da operadora. Assim, como a Oi também é cliente do DialMyApp, pouco importa se eu estou ligando pra própria Oi, pra TIM, pro Pan, pro Itaú ou até pra Leroy Merlin: se o telefone for de qualquer cliente do DialMyApp, o aplicativo da Oi vai interceptar a chamada e tentar me dissuadir de falar com um atendente.

Tudo bem, a ideia não é ruim, sei como resolver as coisas no aplicativo costuma ser mais rápido. Mas você pode ser uma pessoa como eu, que só parte pra ligação quando nada mais resolve, tornando um recurso desses completamente inútil. Ou pode ter questões mais sérias de privacidade, como “eu preciso mesmo que o aplicativo da minha operadora saiba que eu estou ligando pro meu banco?”. Até porque se ele consegue interceptar a sua chamada, é porque sabe pra quem você liga.

Se você também se sente incomodado por essa abordagem pra cima das suas ligações, calma. Tem jeito de resolver. A primeira coisa é descobrir o aplicativo que está bloqueando as chamadas, o que não fica tão claro num primeiro momento. Para isso, quando o menu interativo após a chamada ser interceptada aparecer, abra a tela de aplicativos recentes. Nos Samsung Galaxy, por exemplo, isso pode ser feito tocando nas três linhas verticais na barra de navegação ou deslizando o dedo debaixo pra cima da tela e segurando, dependendo da configuração do seu aparelho. Isso deve mostrar os aplicativos abertos no seu aparelho, com destaque ao que está impedindo as ligações.

Tela de aplicativos recentes do celular, exibindo o aplicativo Técnico Virtual, da operadora Oi, mostrando serviços disponíveis para o banco Itaú.
Olha ali o Técnico Virtual mostrando coisa dos outros!

Se o aplicativo em ação for dispensável, desinstalá-lo do seu aparelho deve resolver o empecilho. Mas se você precisa dele, remover as permissões necessárias também deve funcionar. Para isso, vá ao menu de Configurações do seu aparelho e procure pela seção de aplicativos. Nesta tela, localize o app que interfere nas suas chamadas e altere as suas permissões. Você deve remover a permissão de acesso ao Telefone, pois é com ela que o aplicativo consegue detectar os números que vão ser bloqueados. Também é interessante remover outra permissão, a de Aparecer sobre outros, o que pode ser feito pela mesma tela. Isso vai impedir que ele dê uma de intrometido, aparecendo onde não é chamado.

Tela com as configurações do aplicativo Técnico Virtual, destacando as opções de permissões e de Aparecer sobre outros.
É nestes lugares onde as opções ficam nos Samsung Galaxy. Elas podem ser um pouco diferentes em outros aparelhos.

Isso deve te dar a esperada paz na hora em que você realmente precisar ligar para as empresas. Já quanto aos problemas de sempre nos call centers, esses continuam. Sabe as parcelas que eu precisava antecipar? Consegui, mas demorou bem. 26 minutos, pra ser exato.


3 respostas para “Ei, me deixa ligar pro banco!”

  1. No meu caso precisei também bloquear a permissão ao registro de chamadas. Mesmo com o acesso ao telefone bloqueado, acho que como o registro se faz instantaneamente, ele ainda estava interceptando minha chamada.

  2. Na verdade essas “soluções” têm como intuito reduzir custo com mão de obra (que já é explorada) em detrimento da qualidade do atendimento e satisfação do cliente. na claro, por exemplo, os algoritmos, o App e essa “parafernalha” binária toda, torna impossível a contestação de valores cobrados indevidamente…É tecnologia a serviço do roubo!

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com