A Pasta Segura dos celulares Galaxy pode salvar o seu dinheiro

É bem provável que você tenha visto recentemente nos jornais ocorrências onde um criminoso pega o seu celular e, seja por coação ou aproveitando alguma vulnerabilidade do sistema, invade as contas bancárias configuradas no dispositivo e leva todo o saldo com apenas alguns cliques. Eu sei, esse negócio dá medo. Ao mesmo tempo, como as instituições financeiras, principalmente no caso das fintechs e carteiras digitais, fazem o controle da conta ser cada vez mais dependente dos aplicativos, é impossível dispensar o smartphone para mexer no seu dinheiro.

Mas um segredinho da Samsung pode ser a diferença entre ter a sua conta esvaziada pelos criminosos ou continuar com seu suado dinheirinho guardado. É a Pasta Segura, que está inclusa em muitos dos dispositivos mais recentes da fabricante coreana, incluindo boa parte dos intermediários. Ela permite que você adicione uma camada extra de proteção a aplicativos, fotos, vídeos e outros arquivos cujo acesso é mais sensível, como no caso das transações bancárias. Com ela, você pode exigir uma senha adicional para usar esta área protegida e até mesmo ocultá-la completamente da tela inicial e da gaveta de aplicativos, permitindo o acesso somente a partir da barra de acesso rápido e a removendo do campo de visão dos criminosos.

Fotografia da tela de um smartphone com a Pasta Segura aberta, exigindo uma senha para que possa ser liberada.
Oo acesso aos aplicativos só é liberado com a inserção da senha.

Caso a Pasta Segura não esteja disponível no seu aparelho, para os modelos com Android 7 (Nougat) ou superior também é possível baixá-la direto da Play Store. Mas é bom confirmar se o seu celular é compatível e, para isso, a Samsung mantém uma lista dos modelos que não possuem o suporte à Pasta Segura. Em geral, os não compatíveis possuem a One UI Core, versão mais enxuta do sistema da fabricante.

Se a Pasta Segura já estiver embarcada no seu celular Samsung, o caminho para habilitá-la é ir na opção de Configurações (Config.) e depois em Biometria e Segurança > Pasta Segura. O sistema exigirá a entrada na Samsung account, a mesma conta utilizada por outros recursos da fabricante, e logo depois permitirá que você defina o modo de bloqueio com o qual deseja proteger a pasta. É só seguir as instruções que estão na tela.

Para adicionar aplicativos à pasta, entre nela e clique no ícone de + na parte de cima ou procure pela opção Adicionar aplicativos, na parte de baixo (isso pode variar conforme a versão da One UI). Você pode adicionar os que já estejam no seu celular e também baixar novos a partir da Play Store ou da Galaxy Store. Aqui, é bom lembrar que os aplicativos devem ser configurados novamente, o que, no caso dos bancos, pode exigir que você refaça procedimentos adicionais de segurança, como ir a um caixa eletrônico ou enviar a sua foto para autenticação por biometria.

Agora, seus aplicativos estão protegidos, mas a existência da Pasta Segura entre os aplicativos ainda pode chamar a atenção dos bandidos. Para evitar isso, você pode personalizar o ícone e o nome no qual esta pasta aparecerá na gaveta de apps. Entre na Pasta Segura, toque nos três pontinhos na parte de cima da tela e depois em Personalizar. Aí, é só botar algo que não chame muita atenção (acho o ícone de cachorrinho uma boa!) e tocar em Aplicar.

Capturas de tela mostrando à esquerda, o ícone original do aplicativo da Pasta Segura, de uma pasta com uma fechadura e o seu nome e, à direita, o ícone com a ilustração de um cachorro e a legenda "Dog".
Dá pra acreditar que os aplicativos da esquerda e direita fazem a mesma coisa?

Quer mais proteção ainda? Toque nos três pontinhos, em Configurações e depois desmarque a opção de Adicionar Pasta Segura à Tela de aplicativos. Pronto, agora a Pasta Segura só está acessível pela barra de acesso rápido, aquela que fica junto com os botões pra ativar wi-fi, bluetooth e essas coisas. E continua sendo possível alterar as configurações, incluindo permitir que o ícone apareça novamente, pelo mesmo caminho onde a pasta é habilitada (Config. > Biometria e segurança > Pasta Segura).

Infelizmente, como os bandidos conhecem cada vez mais estes mecanismos de segurança, é impossível certificar que essa dica impedirá qualquer acesso indevido à sua conta. Entretanto, é certo que isso vai dificultar bastante o trabalho dos ladrões e, num momento onde cada minuto é essencial para que a conta possa ser bloqueada, isso é fundamental.

Outra coisa a se lembrar é que a Pasta Segura infelizmente é um recurso restrito aos aparelhos da Samsung. Uma possibilidade para celulares de outras fabricantes é o uso de soluções alternativas, como o Nova Launcher para ocultar os aplicativos bancários da gaveta e o Norton App Lock para adicionar a necessidade de uma autenticação adicional de acesso.


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com